Notícias

26/07/2017 assessoria de imprensa
Servidores cobram do Governador o cumprimento da lei, pagamento dos salários até o 30º dia do mês
Compartilhe

   Na tarde desta quarta (26), o Sinsp/RN e os demais sindicatos que fazem o Fórum de Servidores do Estado estiveram reunidos com Governador Robinson Faria. os servidores pediram principalmente a retomada do pagamento dos salários em dia.

   O Presidente do Sindifern, Fernando Freitas, iniciou a audiência dizendo que as receitas do Estado aumentam e o atraso no pagamento dos servidores só aumenta.

   Em resposta o Governador Robinson Faria, falou que tem batalhado em Brasília, uma solução para trazer recursos com o objetivo de pagar a folha em dia. "O Rio Grande do Norte é um dos Estados mais prejudicados pela política adotada pelo Governo Federal que beneficiou os grandes Estados devedores, como o Rio de Janeiro e Porto Alegre. Sem oferecer nada aos Estados que não devem", justificou. O Governador afirmou que está buscando soluções diversas, em Brasília e junto aos bancos para pagar os salários em dia.

   Sobre o pagamento do mês de junho, será pago da seguinte forma: dia 28/7 uma parcela de R$ 4.000,00 e a conclusão no dia 31/07;

   Já sobre ao retorno do calendário e o fim dos atrasos, o governo está tentando o ingresso de recursos extras, mas não existe perspectiva de anúncio de solução a curto prazo.

   Os servidores questionaram sobre o 13º salário, o Governo não deu definição. Nas entrelinhas o Governador falou em empréstimos a Caixa Econômica Federal, porém nada concreto.

   O abono de permanência também foi ponto de pauta. Ficou decidido que as Secretarias de Administração, Planejamento, PGE e Control, nos próximos dias, irão buscar uma solução jurídica para justificar a concessão do direito no ambiente administrativo.

   Os sindicatos falaram claramente sobre a indignação do projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias para 2018, enviado pelo Governo e aprovado pela Assembleia Legislativa. As entidades se posicionam CONTRA o CONGELAMENTO de despesas e salários, e a favor do rateio do déficit previdenciário e pelo fim das sobras dos outros poderes.

   O Governador se comprometeu de analisar com o Gabinete Civil e SEPLAN, a possibilidade de vetos à lei aprovada na ALRN. O Fórum vai retomar este debate na próxima semana com a SEPLAN.

   A partir da próxima semana, os representantes do Fórum participarão das reuniões de elaboração do Projeto da Lei Orçamentária Anual 2018, dentro da SEPLAN. O objetivo é entender as finanças do Estado e garantir que haja dinheiro suficiente dentro do orçamento para cobrir a folha de pagamento, bem como os pleitos dos servidores públicos. 

   Há 17 meses os servidores do Poder Executivo amargam salários atrasados, até hoje a folha do mês de junho não foi concluída. Esta situação gera um caos na vida do trabalhador que precisa do salário para sustentar sua família. O Sinsp/RN já relatou que muitos servidores estão adoecendo, adquirindo depressão devido ao atraso dos salários. Muitos não têm como ir aos seus locais de trabalho, pois não têm o suficiente para o transporte.

   O Sinsp/RN integra o Fórum de servidores do Estado e está sempre atuante na luta para defender o servidor da administração direta do Estado. O Sinsp/RN é uma entidade comprometida com o servidor e com a sociedade potiguar. Um sindicato forte que não foge à luta.


Últimas Notícias