Notícias

27/05/2020
Com mais de 5 mil casos de COVID no RN, Direc's continuam obrigando servidores a trabalho presencial
Compartilhe

O Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Direta do Rio Grande do Norte tem recebido diversas denúncias apontando que a 15ª Direc de Pau dos Ferros continua obrigando os servidores a realizarem suas atividades de forma presencial, inclusive nas escolas com aulas já suspensas. O sindicato vai tomar as devidas providências jurídicas diante dos casos.

A diretora Maria Aparecida já havia detalhado em ofício a convocação irresponsável dos trabalhadores. Os gestores desconsideram como é feito o deslocamento dos trabalhadores e se isso lhes coloca em locais de aglomeração. Também ignoram que a maior parte desses trabalhos podem ser feitos de casa e, em outros casos, não há demanda a ser cumprida. É absurdo e uma completa falta de compromisso e empatia ao que o mundo vem tentando debater para conter a disseminação do vírus. 

Além disso, falta nas escolas condições específicas e essenciais para o combate à proliferação do COVID-19, como oferta de álcool em gel, a distância mínima exigida e máscaras para seus servidores.

Com isso, o SINSP reitera que, caso o trabalhador tenha a infeliz notícia de testar positivo ao novo coronavírus, procure o sindicato para que juntos possamos processar juridicamente os responsáveis direto e indireto ao fato: a governadora Fátima Bezerra, o secretário de Educação e diretores que assinarem documentos convocando trabalhadores que lhes impuseram a obrigação de sair de casa desnecessariamente. 

O Estado não pode obrigar os servidores ao trabalho presencial, sem, antes de tudo, oferecer condições essenciais no ambiente, um transporte para deslocamento que lhe garantam não contrair o Covid. O que vemos, no entanto, é o tratamento ainda discriminatório e negligente ao servidor. Não bastasse trabalhar sem reajuste desde 2010, ainda lhes ignora o direito à própria vida.

Covid-19 no RN

No Rio Grande do Norte, 5472 pessoas testaram positivo para o coronavírus e 220 pessoas morreram em razão do vírus. Além disso, há 13146 suspeitos.

Lembre Mais

Em abril, o sindicato já havia levantado pauta de outros trabalhadores que estavam encontrando dificuldades impostas pelo Governo do RN para trabalhar de casa.

Em alguns setores, o Decreto Estadual nº 29.512, de 13 de março de 2020, alterado pelo Decreto nº 29.548, de 22 de março de 2020, previa que só teria o direito ao teletrabalho no executivo estadual, o servidor  que solicitasse o trabalho remoto. Isso significava que em vez de seguir as recomendações da OMS para que a população ficasse dentro de casa em razão da pandemia do novo Coronavírus, os funcionários do Governo do RN seriam obrigados a solicitar esse teletrabalho e ficar à mercê do Estado deferí-lo ou não. 

"O que o Estado deveria fazer é colocar imediatamente em teletrabalho TODOS os servidores que não são de áreas essenciais para combater o Coronavírus. Já as atividades consideradas incompatíveis com o teletrabalho, devem ser imediatamente suspensas, em função da defesa da saúde e da vida dos servidores e da população em geral", defende a presidenta do SINSP, Janeayre Souto.

https://sinsprn.org.br/noticias.php?id=724=governo-do-rn-nao-segue-normas-da-oms

https://www.sinsprn.org.br/noticias.php?id=785=direc-s-obrigam-funcionarios-a-trabalho-presencial-durante-pandemia-de-covid-19

https://sinsprn.org.br/noticias.php?id=762=mesmo-em-grupo-de-risco-servidora-e-insistentemente-convocada-a-comparecer-em-local-de-trabalho

 


Últimas Notícias