Notícias

05/08/2020
SINSP apoia o Agosto Lilás, mês de conscientização pelo fim da violência contra a mulher
Compartilhe

O Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público da Administração Direta do RN luta pelo direito das mulheres potiguares e lembra que durante o mês de agosto a campanha “Agosto Lilás” conscientiza a população pelo fim da violência contra a mulher.

Denuncie! Ligue 180, Denunciar é fundamental para prevenir!

Também em agosto serão lembrados os 14 anos de vigência da Lei Maria da Penha, sancionada em 7 de agosto de 2006. Pela lei, agressão não são apenas aquelas que deixam marcas físicas. Embora a violência física e o abuso sexual sejam mais evidentes, outros tipos de violência também causam sofrimento e devem ser punidos.

Violência contra a mulher:

Física: empurrar, chutar, amarrar, bater;

Psicológica: humilhar, insultar, isolar, perseguir, ameaçar;

Moral: caluniar, injuriar, difamar;

Sexual: estuprar, tocar sem consentimento;

Patrimonial: não deixar trabalhar, reter dinheiro, destruir objetos ou ocultar bens.

 

- Humilhar, xingar, diminuir a autoestima: agressões como humilhação, desvalorização moral ou deboche público em relação a mulher constam como tipos de violência emocional;

- Tirar a liberdade de crença: um homem não pode restringir a ação, a decisão ou a crença de uma mulher. Isso também é consideram uma forma de violência psicológica.

- Fazer a mulher achar que está ficando louca: Uma forma de abuso mental que consiste em distorcer os fatos e omitir situações para deixar a vítima em dúvida sobre a sua memória e sanidade.

- Controlar e oprimir a mulher: aqui o que conta é o comportamento obsessivo do homem sobre a mulher, como querer controlar o que ela faz, não deixa-la sair, isolar sua família e amigos ou procurar mensagens no celular ou e-mail.

 

Com informações da OAB

 


Últimas Notícias