Notícias

27/01/2022
SINSP vai exigir 33,24% de reajuste para funcionários da Educação: “governo tem recursos para ativos e inativos”, Janeayre Souto
Compartilhe

A direção do SINSP está lutando para que todos os servidores lotados na secretaria de Educação, ativos e inativos, tenham seus salários reajustados pelo piso da Educação, que deve ser de 33,23%. A posição do sindicato foi apresentada ao secretário Getúlio Marques, que informou que vai aguardar o MEC apresentar o índice oficialmente para realizar o impacto financeiro.

“O governo do Estado tem recursos para dar o reajuste de 33,23% para ativos, aposentados e pensionistas. Para ativos o pagamento será feito pelo FUNDEB. Para inativos, o governo deve usar uma parcela dos R$ 2,2 bilhões de arrecadação extra de ICMS e FPE que teve em 2021. Além desse dinheiro extra nos cofres do Estado, o próprio reajuste de inativos faz crescer a contribuição do IPERN. Então, mais dinheiro na previdência é mais dinheiro para se pagar aposentados e pensionistas”, afirmou a presidenta do SINSP, Janeayre Souto.

Os recursos do IPERN vão crescer durante este ano já que o salário de servidores de várias categorias vão aumentar a partir de março, além do próprio reajuste do piso da Educação. Com mais dinheiro entrando, o governo pode usá-lo para reajustar em 33,23% o salário dos aposentados e pensionistas da Educação.

O governo ainda tem dinheiro em caixa já que teve R$ 2.203.550.370,45 a mais do que esperava no recebimento de FPE e na arrecadação de ICMS.

Lembrando que ativos da Educação são pagos pelo FUNDEB, e não com recursos diretos do Estado.

Vamos lutar por 33,23% para todos funcionários ativos, aposentados e pensionistas da Educação!

 

Saiba mais:

SINSP exige reajuste de 33,23% para servidores lotados na SEEC, pelo FUNDEB

SINSP solicita impacto financeiro de reajuste de piso pelo FUNDEB para todos servidores ativos, aposentados e pensionistas da SEEC

ICMS e FPE: governo recebeu 2,2 bilhões a mais em comparação com 2020

 

 


Últimas Notícias